quinta-feira, 13 de junho de 2013

Chega de Spoilers!


Sabe uma coisa que não se faz? Estragar livro, seriado, ou filme para as pessoas que ainda não viram. É a pior coisa que existe. Infelizmente, não temos a maquininha do Will Smith do MIB para esquecer os últimos 30 segundos, e também não tem como "des-ouvir" ou "des-ler" alguma coisa. Quando aprendemos a ler não sabíamos que essa seria, daquele dia em diante, a única escolha que tínhamos. Já tentou olhar para alguma coisa e não ler o que está escrito, mas apenas ver as letras como desenhos e formas sem sentido algum? É impossível. Seria bom ter uma espécie de interruptor no cérebro, que pudéssemos ligar ou desligar à vontade. Desligar o som quando queremos silêncio, desligar a leitura quando não queremos saber o que está escrito... seria bom. Pois daí eu não saberia, antes de assistir, o que aconteceria no episódio 9 de Game of Thrones.

Quando esse episódio foi ao ar, não existia outro assunto nas redes sociais. Eu entendo querer dividir a agonia dos acontecimentos com outras pessoas, porque estão inconformados, etc, etc. Mas, postar detalhes do que aconteceu é a coisa mais sacana/egoísta que existe. Por que não deixar a pessoa ver por si mesmo? Por que precisa estragar tudo?! PRA QUÊ?! Pra você poder ter a satisfação de ter visto primeiro? Não existe razão!

As piores foram aquelas pessoas que leram o sexto livro do Harry Potter muito rápido e depois saíram pelas filas nas livrarias com placas gigantes escrito "DUMBLEDORE DIES." (Dumbledore morre). Sério mesmo?! Coitadas daquelas pessoas que estão há horas na fila esperando comprar o mísero livro! Por que existe satisfação em estragar a experiência dos outros? Realmente não entendo algumas pessoas.

Por outro lado, quando o filme/livro/seriado já está disponível há anos, daí já não é mais considerado "spoiler." Por exemplo, uma vez eu estava falando sobre Star Wars com alguns amigos, e mencionei que o Darth Vader é pai do Luke. Nessa hora, minha amiga grita "Nãããão! Eu não vi ainda! Por que você falou isso?!" *pausa para o menor violino do mundo tocar para ela a música mais triste do mundo* Pelo amor de Deus, né. O filme já havia saído há décadas. Ela teve a vida inteira para assistí-lo. Não o viu porque não quis.

Um amigo meu me mandou uma mensagem revelando a identidade de Gossip Girl NO MESMO DIA em que o episódio foi ao ar. Obviamente eu não tinha assistido ainda (não vejo nada quando passa na TV, prefiro evitar comerciais e ver no computador depois). Isso sim é maldade. Maior mancada impossível.

Enfim, esse post inteiro foi inspirado por uma megera que colocou no status do Facebook um spoiler IMENSO de Game of Thrones no dia antes de eu assistir. O episódio só havia saído há 4 dias. Não estava no prazo de "não viu porque não quis." Deletei ela do Facebook. Na hora. Sem dó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário